domingo, 12 de julho de 2009

Bar do Museu e Clarice Berto











O bar do Museu é um desses tesouros paulistanos. Clima de filme de Fellini, cheiro de brechó e ar de aventura pelos becos da cidade. Fica na Avenida Ipiranga, 324, Bloco C, em um prédio nos fundos do Copan.
Aberto como clube na década de 50 por intelectuais e artistas que ajudaram a fundar o Museu de Arte Moderna é dificil ficar indiferente a ele. Com suas paredes repletas de quadros, algumas de artistas ilustres como uma tela de Volpi e o violão de Silvio Caldas.
Por conta de desavenças com a administração do prédio. Só se pode frequentá-lo até a meia noite, depois os poucos e privilegiados habitues do local são obrigados a se retirar pois, o vigia que trabalhava de madrugada na portaria foi dispensado por contenção de despesas. Além disso, o bar não abre mais aos sábados.
Com todos esses problemas o bar - museu corre o risco de fechar suas portas.
Apesar de todas as obras do local, a principal figura da casa é mesmo sua proprietária Clarice Berto, de 64 anos. Com os dedos repletos de anéis de rosas na mão esquerda e serpentes na direita é mesmo um personagem da cidade.
Amante das artes, é amiga de diversos artistas anônimos como Nero de Deus que deixou alguns de seus trabalhos guardados em grande baú dentro da casa.
O bar do Museu também já foi palco e cenário para a gravação de novelas por internet.
Será mesmo uma pena se o bar fechar por uma briga de vizinhos....

Nenhum comentário: